top of page

Páginas Escritas

Os olhos e o mundo: espelho da alma

Um sábio disse: "Quando o seu olho é bom todo o universo é luz”.


A vida é uma universidade exigente, formadora de excelentes mestres. 

O mundo é a sala de aula e apresenta a cada aprendiz as lições cabíveis para o aperfeiçoamento e a devida evolução. A maior dificuldade é o melhor professor. As lamentações apenas se manifestam nos lábios dos maus alunos.


Quem está no Caminho deve agradecer cada problema oferecido, percebendo a oportunidade de superação e fortalecimento do próprio ser. 


Versos de um poema místico de Rumi:

“Saia do círculo do tempo e entre na esfera do amor. Se queres a visão secreta, fecha teus olhos. Se desejas um abraço, abre o teu peito.

Se anseias uma face com a vida, desmanche teu rosto de pedra. Por que insiste em matar a vida justo onde ela deva nascer? (...) Aceite esta oferta: ofereça uma única vida, a sua. Receba em troca, ao nada pedir, mais de mil”.


Você tem oferecido ao mundo o tratamento que deseja para si?  Você age em perfeito acordo com o mundo ideal dos seus sonhos?


Cada qual é responsável pela própria felicidade. Ela é uma construção interna de entendimento e aperfeiçoamento, uma introspecção, a própria quietude do íntimo.


Em suma, é um Caminho solitário.


Mas não basta. Depois de aprender e se transformar é vital compartilhar a beleza de nossa bagagem sagrada. Oferecer nosso melhor é fundamental para que possamos avançar. 


É hora de romper a casca do ‘Eu’ para viver o âmbito do ‘Nós’. 

Movimento, palavras e abraços. É momento de sermos solidários neste Caminho”.

O amor ao próximo é a energia mais poderosa. A cada escolha definimos as energias que passarão a integrar o nosso ser, aumentando ou perdendo o  poder pessoal; intensificando ou apagando a própria luz.


A Luz é uma flor composta de muitas pétalas. Cada pétala é uma virtude - partes indispensáveis que aprendemos a semear no íntimo para que possam germinar em infinitas flores.


O amor é o miolo da flor a dar sustentação às pétalas, é a seiva que alimenta e anima, ao mesmo tempo em que se tornar o fruto em  mudança de  estação.

Ao permitir que o seu coração se funda a milhares de outros, você multiplica a força do amor no universo. Este poder também será seu. Esta será a magia do Caminhar.


Na essência, somente possuímos aquilo que entregamos. Se não entregamos é porque ainda não temos.


Mas por que se arrastar como lagarta se temos as asas da borboleta? Se for para se enterrar que seja para virar semente e renascer. A esperança da colheita está na semente plantada.


O mundo é apenas o exato reflexo do universo que cada qual traz em si. É possível mudar a qualquer momento. Feio ou bonito; escuro ou brilhante; pequeno ou infinito, tudo se resume a uma escolha, um olhar diferente.


Se você está bem consigo estará bem com o mundo. O olhar que cada qual tem sobre si mesmo será a lente pela qual enxergará a vida. Isto definirá a clareza, as cores e a extensão do universo que é o mesmo para todos, mas diferente para cada um de nós.


O mundo, belo ou cinzento, será sempre o espelho da sua alma.


(Adaptado de um texto do site Yoskhaz)

bottom of page