top of page

Páginas Escritas

Felicidade: de dentro para fora e adentro

Toda e qualquer pessoa quer ser feliz. Tal como todo do mundo quer ter felicidade.

Alguém afirmaria o contrário?

Creio que não. Ninguém nasce para não sentir/ser/viver feliz.

Correto, mas nem vou entrar nos pormenores de quem não é, quem pode ou não.

Afinal, faço essa reflexão na época do ano em que mais se quer feliz e que mais se deseja a tal felicidade.

Porém... há uma sutil diferença entre estar feliz - algo que pode ser momentâneo, de ser feliz - algo que é uma busca constante e de ter felicidade - algo que é de alcance maior.

Claro que colocando desse jeito parece dizer que no fundo é tudo a mesma coisa, tudo tem o mesmo significado.

Mas o conceito de felicidade é tão subjetivo que não paramos pra pensar nem se preocupar com o que significa ser feliz, sentir-se feliz, viver feliz, ainda que plurais sejam as definições.

Por conta disso, não vou aqui ousar a  conceituar/definir, mesmo porque não é por gostar de explorar o pensamento livre que posso abusar das concepções de quem lê esse texto, no caso, Você.

Convido-lhe ao menos a pensar que a  felicidade não se pode ter por obter, mas sim por merecer.

Do estar feliz, para o ser feliz até o ter felicidade, são passos percorridos pelo nosso subconsciente, ou seja, nosso imediato arquivo mental.

Segue minha explanação:

Quando digo "Eu estou feliz" é porque meu subconsciente logo me avisa que estou vivendo um momento de felicidade, mas que ainda não é a felicidade propriamente dita.

Quando digo "Eu sou feliz" é porque meu subconsciente me informa que um resultado de felicidade foi obtido em função de um esforço contínuo, mas um acidente de percurso pode revogar este período feliz, pois que ainda não terá sido a felicidade em sua plenitude.

Quando digo "Eu tenho a felicidade" é porque meu subconsciente me declarou ter conseguido atingir o almejado estágio, que não vai acabar, pois terei sido digno de tamanha conquista, recebendo a felicidade inteira.

O que mede a intensidade de cada uma dessas fases, momentos, períodos e estágios?

É proporcional ao tanto cada um deposita em ações e atitudes, de bem tangível e intangível, ao longo de sua vida.

Bom, não sei quanto a Você, mas Eu acordo a cada dia visando passar da fase de estar feliz, para a fase de ser feliz até chegar à fase de merecê-la, ó felicidade.

Comentarios


bottom of page