top of page

Páginas Escritas

Em alto e bom tom: autoestima

Quero começar dizendo que este texto está recheado de "clichês", mas não foi de propósito. É que o tema escolhido, sugere analogias e metáforas.


Colocando de um modo bem simplista a autoestima é a forma pela qual o indivíduo se enxerga. É um olhar positivo para o interior de si próprio.


Partindo deste ponto de vista há muito por se dizer, seja no sentido analítico, seja no sentido psicológico individual ou seja no sentido de relações humanas do cotidiano.


Entretanto, aqui venho dissertar sobre um ângulo meramente reflexivo, como faço por costume em meus textos. Vale dizer que me lanço a discorrer sobre esse tomando como gatilho mental as postagens no instagram - a rede social que nasceu sob a ótica do "assim me vejo, assim me mostro" - e que hoje em dia também apelo comercial e motivacional, porém, no cerne a autoimagem ainda é o que se sobressai.


Em tom poético, vou me arriscar:


De corpo e alma se cria um ser

Coração e mente se faz o caráter

Foco, força e fé, a tripla vertente

Ser persona em papel permanente


Que seja em busca de desapego

Somos cabeça querendo sossego

Desafio ao encontro da identidade

Espelho quebrado distorce a verdade


Existirmos, a que será que se destina?

Se nos vestirmos como a regra reza

Pois que se acaso for esta a sina

Seremos mais aquilo que se preza

Ao nos vestirmos da autoestima.


Agora tentando fazer um desfecho mais alusivo, vou ousar concluir que, dentro de cada um de nós, existe o gene de Narciso - aquele que achava feio tudo o que não era espelho. Não querendo generalizar, mas sim para aludir ao aspecto de que cada um saber a dor e a delícia de ser o que é.


Alguém pode apontar exagero na formação dos meus versos, ou no meu  "caetanear". No entanto, é quase inevitável usar de tais metáforas e analogias como estas para falar de algo tão interiorizado, como a autoestima. Assim sendo, vamos tratar de cada vez mais elevar a nossa, porque de baixa, de pouca, de menos estima (valorização pessoal) o mundo já está cheio.


Para cima, em alto e bom tom, a minha, a sua, a nossa autoestima. 

bottom of page