Páginas Escritas

A Hierarquia das Necessidades

Estudos comprovados dão conta de que o ser humano é movido por necessidades. Necessidades estas que não são a esmo. Existe uma hierarquia.


NECESSIDADE FISIOLÓGICA:

As necessidades fisiológicas tais como: alimento, água, oxigênio e abrigo, são as principais necessidades básicas humanas, estas são inatas, enquanto outras necessidades são aprendidas.


A menos que estas necessidades sejam em grande parte satisfeitas, elas permanecem na consciência da pessoa, para tornarem-se os primeiros determinantes do comportamento do ser humano. Quando a fome, por exemplo, é uma condição crônica ou crítica, é muito improvável que uma pessoa esteja mais interessado em artes, posição social ou grandeza.


NECESSIDADES DE SEGURANÇA:

A maioria das pessoas em nossa sociedade estão bem alimentadas, bem vestidas e bem abrigadas. Isto é, em nossa sociedade as necessidades puramente fisiológicas são em parte satisfeitas em algumas regiões do Brasil. Quando uma necessidade é satisfeita, ela para de influenciar o comportamento; ou seja não é mais motivação.


Uma nova necessidade é enfocada dirigindo a pessoa à ação. Esta nova necessidade, a segunda necessidade demais importante do ser humano, é a necessidade de segurança. Tendo satisfeito suas necessidades corporais de sobrevivência, a pessoa busca agora assegurar que tal satisfação irá continuar no futuro.


NECESSIDADE SOCIAL:

No entanto, uma vez que as necessidades fisiológicas e de segurança de uma pessoa estão satisfeitas, ela sente a necessidade de ser aceita, de pertencer, de ser incluído num grupo, de amar e ser amado. Isto é uma necessidade social.


A necessidade de companheirismo, relações de amizade com outros, comunicação humana. Mas, quando esta necessidade é satisfeita, uma quarta necessidade aparece, a necessidade de estima.


NECESSIDADE DE ESTIMA:

O desejo de uma auto-imagem positiva, bem como a estima de outros, é o próximo passo. A necessidade da pessoa de respeitar-se e ser respeitado por seus semelhantes é essencial para a saúde mental, física e o bem estar. A essas quatro necessidades, chamamos de NECESSIDADES DEFICITÁRIAS. Mas há uma quinta necessidade, ou melhor, mais um nível de necessidade. Chamamos de CRESCIMENTO ou AUTO-REALIZAÇÃO.


NECESSIDADE DE CRESCIMENTO (ou AUTO-REALIZAÇÃO):

Esta última colocação das necessidades é, talvez, a mais difícil de entender. Refere-se ao desejo do ser humano de CRESCER, de DESENVOLVER e identificar o máximo de seu próprio POTENCIAL, para tornar-se aquilo que ele é capaz de ser.


A AUTO-REALIZAÇÃO é uma AUTO-PERPETUAÇÃO, um processo contínuo e interminável, é um estado muito raramente obtido de alcance da PERFEIÇÃO HUMANA, cujo nível quando alcançado, raramente pode ser mantido. É preferivelmente, sentida como experiências culminantes. O CRESCIMENTO pessoal está sempre no processo de encontrar novos objetivos, novos desafios ou novos significados do conhecimento íntimo do ser, na busca do seu total.