Conhecimento x Sabedoria: uma questão de semântica

É possível falar de ambos os conceitos sem cair em confusão, contradição ou redundância?


Possível é, desde que saibamos aplicá-los quando da atitude, da fala, da leitura/escrita. Não trago a pretensão de impor novos conceitos nem contrapor os velhos conceitos. Apenas traçar pontos de visão que possam estimular um aprendizado sob o olhar semântico.

Conhecimento é ter informação sobre um fato, uma relação de familiaridade ou de intimidade com algum assunto. É perceber entendimento, estudo e até domínio. Mas também se pode conhecer pelo empirismo, ou seja, pela observância de eventos, pela experiências de acontecimentos.

Conhecer é quase saber, porque saber é mais que conhecer.


Sabedoria é o saber que vem da instrução, da informação praticada pelos atos dioturnos.  É discernir o bem do mal, o bom do mau, do claro ou escuro, enfim... do melhor caminhar.


Do conhecimento há de se obter o domínio sobre si e para si, enquanto da sabedoria há de se alcançar o domínio sobre e para si, além do domínio sobre e para outrem.

Da sabedoria se obtem o conhecimento do que é intuitivo e do que é conforme, tanto daquilo que é interior e próprio quanto do que é exterior e adverso.


Por conhecimento normalmente se tem o indicativo de que alguém possui controle sobre fatos, ainda que não ocorridos, mas apenas supostos. É como dizer que determinada pessoa conhece um lugar, fato ou assunto e sabe o que fazer, agir e  lidar quando precisar.

Por sabedoria muitas vezes se tem como indicativo de que a pessoa é instruída, que tem juízo e bom senso, que se comporta e age com retidão, pois detém controle das próprias emoções. É o que se pode afirmar que alguém sabe algo mais sobre um lugar, um fato ou um assunto e porquanto sabe escolher, modificar e interagir; se e quando precisar.

Posso resumir que:

O conhecimento é a arma do estudioso, precavido e eficiente;

A sabedoria é o arsenal do cauteloso, astuto e eficaz.

1 visualização

Textos Publicados

Receba notificações de novas postagens
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Pinterest ícone social

© 2020 - Blog Autoral de José Neto