A transformação da essência da transformação

Com o passar do tempo é comum a gente parar pra pensar sobre o que mudou em nossa vida, em nossa famílias, na sociedade, no país, no mundo todo.

Pensamos nisso de forma espontânea, em vários momentos e por qualquer que seja o motivo, quando pensamos, normalmente temos boas lembrançase frustrações. Seja quais forem, entendemos que na vida tudo muda, tudo passa, tudo renasce, tudo renova, enfim, tudo se transforma.

Como a própria ciência já se encarregou de definir e provar que "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", nunca é demais a gente se lembrar disso. 

Afinal, aquilo que nossos olhos podem ver - e até o que não podem - passam por transformação. É a mudança de estado, seja natural e físico, seja artificial e químico. Tudo que é matéria, passar por transformação. 

Transformação. A palavra certa, que ao falar logo, nos levamos a pensar em mudança, mutação, passagem, alteração, evolução...


O que ontem era pode não ser mais. 

O todo antes pode agora ser parte.

O mínimo poderá se pluralizar.

O pouco pode vir a ser muito. 

O maior há que se multiplicar.

O inteiro dobra e se desfaz.

O simples ato de ser átomo.

O ínfimo que aqui nos traz.

Três panelas dispostas no fogo com água fria. Numa coloca-se uma cenoura, noutra coloca-se um ovo e na outra coloca-se café em pó. O tempo vai passar. Na primeira, a cenoura que era dura, vai amolecer e a água vai ser a mesma; Na segunda, o ovo que era mole vai endurecer e a água vai diminuir; Na terceira...  o café transforma a água. 


Proponho a analogia: 

Quantas vezes nos transformamos em cenoura, amolecendo nossa coragem, amaciando nossa vontade, enfraquecemos nossa matéria, sem afetar o ambiente? 


Quais as vezes que nos tornamos o ovo, endurecendo nossas palavras, enrijecendo nosso humor, avolumando nossa matéria, comprometendo o espaço em torno de nós?


Quantas e quais foram as vezes que fizemos como o pó de café, elevando, harmonizando e colorindo o lugar onde passamos, agradando, mudando o astral e ainda causando o bem-estar?

Quiséramos ser matéria, transformada mas transformando, evoluída mas evoluindo, passando mas ficando... em essência.

10 visualizações

Textos Publicados

Receba notificações de novas postagens
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Pinterest ícone social

© 2020 - Blog Autoral de José Neto