A Força está com Você. Desperte-a!

"Que a Força esteja com você!"

Quem nunca ouviu ou não reconheça de onde vem esta fala?

Claro, está imediatamente ligada ao mega-sucesso intergaláctico "Guerra nas Estrelas" e aos aficcionados por esta saga que atravessa gerações, mundos e galáxias.

E se em nosso idioma a frase soa bem agradável, sua pronúncia no idioma original é um lema que merece uma tarja do tipo sui generis:

"May the Force be with you!"

Mas vamos tentar dissecar um pouco mais o poder contigo nesta frase:

A palavra Força (escrita em assim mesmo, com a inicial maiúscula), por si só já ganha status de nome próprio, de algo grandioso e superior, de um objetivo extremo, de um impulso criador, de um ser supremo...

Porquanto, deve ser dita com certa robustez sonora, para que, tanto para quem a profere, quanto para quem a ouve, deva absorver a vibração energética nela contida. 

Vou preferir não entrar em comparações e analogias (ainda que meio óbvias) com referências teológicas nem doutrinárias, pois entendo que isto está subentendido e sugere a interpretação individual. 

Mas basta traduzir esse sujeito Força como a mola propulsora que faz qualquer um de nós despertar ao nascer do dia. 

Também serve como definição de Força a dobradinha fé-crença, que exerce em nós a impulsão necessária para alcançar algo mais. 

Ou ainda, compreender tal Força como a direção mental que vai nos guiando a cada passo. 

É bem verdade que fatores internos e externos influenciam diretamente na forma como reagimos diante de atos e fatos ao longo de nossa jornada terrena. 

O que não se pode negar é que justamente nos momentos cruciais é que a Força é vital para mover os seres racionais, frágeis e ao mesmo tempo potentes, que somos.

Por isso, mais do que apropriado admitir que a Força está comigo, está em mim, está contigo. E desejar que a Força esteja com você ou repetir que a Força vai lhe/nos despertar, tornar-se-á um comando de ação para seguir lutando, prosseguir na busca e gerir o destino de nossas vidas.

Vale dizer que faço oportuna esse texto, tendo em vista o Despertar da Força, que estréia daqui há um mês em todo o universo. Junto com os guerreiros do exército estelar, estarei lá para conferir e certamente a Força estará conosco.